
Em qualquer organização nos deparamos com grupos de pessoas. Esses grupos não trabalham individualmente, tendo certos resultados que só podem ser atingidos em conjunto. Tal interdependência e a soma das competências individuais multiplicam o resultado, tanto em uma pequena empresa quanto em uma mega corporação.
A qualidade desse resultado depende da maneira com que os valores individuais estão alinhados e conectados uns aos outros e com os objetivos principais da organização.
Caso haja uma falha nessa conexão por ausência de uma estratégia clara e coerente, todo o trabalho realizado sofre uma consequência, diminuindo radicalmente as possibilidades de sucesso. Esse processo é chamado Torre de Babel... ou seja, é quando um trabalho individual mal feito, atrapalha todos os outros. Não se pode olhar apenas para o "próprio nariz".
Por isso, vemos que o Torre de Babel ocorre devido a uma grande deficiência na comunicação.
A melhor maneira de evitar o Torre de Babel é obtendo uma comunicação clara, objetiva e principalmente transparente, além de possivelmente rápida. Quando menor o número de intermediários entre o comunicador e aquele que recebe a comunicação, melhor. Assim, evitamos que a mensagem seja modificada ou que sua eficácia seja prejudicada.
A eficácia da comunicação é responsável por manter as pessoas conectadas com os objetivos e metas da empresa. Qualquer líder competente deve colocar em primeiro lugar a tradução das metas, crenças, princípios e valores de sua organização para seus colaboradores.
O papel fundamental da liderança pressupõe o exercício contínuo do capital ético e do capital moral, somente assim será conseguida coesão entre as pessoas e os objetivos propostos.
Dicas importantes segundo Carlos Hilsdorf :
1. Em uma organização, todas as pessoas e fatos estão, direta ou indiretamente, interconectados. Qualquer fato novo, bem como qualquer atitude nova, afetará de maneira global os resultados dos negócios.
2. Todos devem conhecer o que são e quais são os canais de comunicação. E-mails servem apenas para documentar comunicações e acordos, não devem, em hipótese alguma, serem utilizados como substitutos para a comunicação interpessoal. Nada absolutamente sério e relevante, cujas repercussões levem a dúvidas ou mudanças significativas, deve ser comunicado apenas por e-mail!
3. Cabe ao profissional exercendo funções executivas nutrir o “orgulho em pertencer”, a coerência das crenças e a importância dos valores da organização. Líderes devem saber estabelecer um sentimento de valor e segurança em seus liderados!
4. É essencial compreender a empresa como um conjunto de pessoas unidas por um sonho coletivo, sonho que somente podem construir juntas, em regime de interdependência. Egoísmo em empresas é um profundo elemento desagregador. Não há comprometimento verdadeiro na presença do egoísmo e da fogueira das vaidades.
5. O comportamento dos líderes estabelece um código de conduta moral para seus liderados. A velha forma “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” demonstra hipocrisia, jamais liderança. Na ausência de coerência ético-moral não existe liderança. Na ausência do exemplo positivo, o contra-exemplo, lamentavelmente, suscita ao boicote, desrespeito e sabotagem. A atividade de um líder e de um gestor não está, e jamais esteve restrita às ações de medir, controlar e supervisionar. Um verdadeiro líder inspira as pessoas com suas atitudes e trata com muita habilidade os ativos intangíveis da organização, tais como: prazer, satisfação, reconhecimento, auto-estima, motivação, inspiração, clima e atmosfera organizacional. Os verdadeiros gestores e líderes estão conscientes que os resultados só acontecem através das pessoas. Para eles, o capital humano não é apenas um belo discurso, mas a razão de ser da organização. O modelo “Torre de Babel” só se instala quando as pessoas não falam a mesma língua e elas jamais falarão a mesma língua se as palavras contradizem as atitudes.
Se na sua empresa as pessoas são consideradas o maior capital da organização, faça duas coisas:
1) Certifique-se de que elas se sentem verdadeiramente assim;
2) Garanta as condições para que isto se mantenha como um valor inalienável. Empresas incoerentes são mais perigosas para si mesmas que seus maiores concorrentes. Você pode vencer seus concorrentes externos, mas se promover “concorrentes” dentro da organização em posições de decisão, a guerra está perdida. Coerência é uma das maiores virtudes de uma organização e, não por acaso, do próprio ser humano.
Postado por: Karina Zanotto
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