quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NAS EMPRESAS

No futuro as empresas competirão não só por clientes, mas também por Recursos Humanos, disse Clauss Moller. Como podem ver já estamos entrando nessa era!
O sentimento de ser "só mais um", aliado a outros fatores, pode fazer com que os profissionais percam a motivação nas tarefas e no emprego.
Pesquisas indicam que o número de funcionários motivados cai a cada dia em todo o mundo. Apenas 34% dos profissionais no mundo estão plenamente motivados com seu trabalho e com a organização a qual pertence. A pesquisa, desenvolvida com 30 mil profissionais, de 10 segmentos de atuação, em 15 países, verificou que as empresas que oferecem oportunidades de carreira são seis vezes mais propensas a motivar seus funcionários do que aquelas que não oferecem essa expectativa.
Esse resultado representa que tais organizações possuem 2,5 vezes mais chances de serem produtivas e estão quatro vezes menos sujeitas a perder talentos. Os profissionais querem sentir que contribuem de maneira importante para o sucesso da organização, e não apenas serem analisados como meros colaboradores.
O desenvolvimento de oportunidades na carreira inspira o colaborador a dar o melhor de si e a usar todos os seus recursos e habilidades, o que, consequentemente, eleva o nível de desempenho organizacional.
Empresas que não motivam seus funcionários fatalmente estarão sujeitas a não renderem tudo o que podem e arriscam-se a perder seus funcionários mais talentosos, sua capacidade de reagir com rapidez e eficácia às mudanças do mercado e sua margem competitiva.

Para estimular os funcionários não basta ser chefe, tem de desenvolver um talento!
Este é um tema complexo que exige providências em várias frentes, mas iniciativas de aprendizado e desenvolvimento de carreira podem dar uma contribuição importante para promover a permanência e a produtividade de um colaborador. Os três maiores indicadores de desenvolvimento são estimular os funcionários a assumir responsabilidade pelo seu trabalho; promover o desenvolvimento que propicie uma melhor atuação e mostrar-lhes como podem progredir na organização.
Algumas medidas básicas para o desenvolvimento de carreiras e motivação de funcionários podem passar por:
  • Demonstrar o compromisso da empresa para com os funcionários, preferindo investir neles a recrutar alguém de fora. O progresso profissional baseia-se simplesmente no mérito e no potencial. Com a ajuda e acompanhamento do Gerente da área e do RH, é possível assumir o controle do desenvolvimento da carreira.
  • Assegurar que o investimento em aprendizado e desenvolvimento seja relevante. O planejamento cuidadoso garante construir uma base sólida na qualificação profissional e o ganho de experiência em diferentes ambientes e processos operacionais, desenvolvendo habilidades na área de especialização escolhida. Ter um bom desempenho traz oportunidades para assumir funções novas ou desafiadoras permitindo aprofundar conhecimentos e ampliar habilidades e experiências.
  • Incentivar o desenvolvimento dos funcionários, mostrando-lhes como podem progredir. A profundidade da experiência diz respeito ao desenvolvimento de competências profissionais ao desempenhar e exercitar seu papel. Encorajando a construção dessa amplitude de habilidades logo no início da carreira permite uma base sólida para um maior progresso. Ampliar experiência significa aumentar o conhecimento e entendimento do negócio como um todo para que tenha condições de avaliar questões complexas sob diferentes ângulos. Obviamente, isso se torna mais importante à medida que a maturidade profissional aumenta.
  • Capacitar seus funcionários - torná-los parceiros do seu próprio desenvolvimento. As experiências nacionais e internacionais são essenciais em muitos cargos dentro de uma organização e as atividades atribuídas oferecem oportunidades valiosas de desenvolvimento. Em cargos de nível superior, cujas funções têm uma maior abrangência geográfica, a experiência internacional, em diferentes categorias, e com diferentes tipos de consumidores, pode ser vital para alavancar a escala global.
Como vêem o papel de motivar os funcionários não é apenas do RH e sim de todos os que desempenham funções de chefias. Se não começou ainda a desenvolver esse papel: faça agora!

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