terça-feira, 26 de junho de 2012

Leve 3, pague 1

Aposto que você não resistiu a esta chamadinha, não foi? Não precisa ter vergonha, tenho certeza de que você não foi o único. Todo mundo gosta de promoção. De ganhar brinde, desconto, de ter vantagem em adquirir este em vez daquele. Muitas vezes esse é o critério utilizado no nosso dia-a-dia. Deixamos de consumir o usual para obter o outro que está mais em conta ou que realiza mais funções. Com tantas opções no mercado temos que garimpar para encontrar o que melhor nos agrada. Às vezes compramos gato por lebre. A velha história de que “o barato sai caro”. Como bons consumidores, com o tempo, começamos a entender de tabela nutricional, consumo de energia, processador, pixels… E mais que isso. Começamos a desconfiar daquele produto que tem 1001 utilidades e custa baratinho, baratinho.

Peraí… É ISSO! Matamos a charada! As empresas buscam profissionais 3 em 1. Dinâmicos, adaptáveis, responsáveis, que falem inglês, francês… Somos um produto numa prateleira com milhares e milhares de outros semelhantes, todos sedentos por uma olhadinha sequer. Ansiosos para que o consumidor mostre interesse e queira saber mais sobre nossa composição e nossas funções. Conseguir essa olhadinha tem se tornado cada vez mais difícil. Então quando tiver a oportunidade de aparecer, mostre-se! Você não precisa chupar cana e assobiar ao mesmo tempo porque você não vai fazer nenhuma das duas coisas direito e, além disso, não é esse o propósito. Mas você precisa ser esperto, inteligente e saber que aquele é o seu momento. Quando eu falo que as empresas buscam profissionais 3 em 1 quero dizer que é necessário ser graduado, muitas vezes pós-graduado, falar outra língua e ainda ser proativo, dinâmico, saber trabalhar em equipe etc, etc. Não sei se as empresas se deixam confundir pelos gatos que se pintam de lebre… Mas cá entre nós, desse tipo tem um bocado! Cansei de ver gente em dinâmica de grupo vestindo (muito mal, por sinal) um personagem para passar as tais características essenciais. Não façam isso, gente. É feio. Só “aconselho” fazer se for processo seletivo para a Rede Globo. Vai que eles te acham um super ator e te contratam pra fazer a próxima novela das 6h?! Caso contrário, seja você mesmo porque existe uma vaga que vai encaixar com o seu perfil. Já pensou? Você fingir direitinho e ser contratado para um emprego que não tenha nada a ver com você em uma empresa que vai de encontro com seus valores pessoais? O tiro pode sim sair pela culatra.
Creio que as empresas procuram pessoas que tenham energia, vontade de aprender e brilho nos olhos. Dê o seu melhor quando conquistar a tal olhadinha. Confie no seu potencial. Aperfeiçoe durante a vida o que for bom em você e esteja aberto para mudar aquilo que precisa. E não se esqueça: busque o conhecimento sempre! Tem sempre uma oportunidade pra quem se prepara e principalmente para quem ACREDITA!
Vamos à luta! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário