quinta-feira, 27 de outubro de 2011

OS TALENTOS QUE O RH PROCURA: o profissional do futuro

A globalização e a concorrência exigem que as empresas selecionem e contratem profissionais cada vez mais completos e capazes. O que era bom até pouco tempo atrás, hoje vale muito pouco e amanhã valerá menos ainda. Habilidades que eram pouco valorizadas agora o são com frequência cada vez maior.

Como o RH se situa em face desse mercado mutante? Simples: investindo firme na procura de profissionais cujas competências e habilidades o mercado buscará no futuro próximo ou que já está buscando agora. As empresas, de um modo geral, quando fazem seus mapeamentos de talentos visando planos estratégicos de sucessão para os próximos anos, tem buscado algumas competências comuns, que são:

1· Auto Gerenciamento

Uma das competências mais procuradas: os pró-ativos. Significa a capacidade do indivíduo em se auto motivar,auto disciplinar, auto cobrar, auto avaliar.Em resumo, o indivíduo ser ou atuar como uma “estação de trabalho completa”, capaz de realizar coisas, projetos, tarefas, buscar soluções e identificar as formas de implementar essas soluções.

Além disso, há valores essenciais a competência de auto gerenciar-se:

* Saber o que quer fazer profissionalmente e ir nessa direção. Não desistir;
* Estabelecer metas pessoais e saber conjugá-las com as metas de um grupo ou empresa, se necessário;
* Montar um planejamento eficaz sobre como atingir essas metas;
* Executar esse planejamento, avaliar os resultados, corrigir rumos e continuar o processo em um ciclo constante.

2· Comunicação Múltipla

O mundo é uma aldeia global. Capacidade de se comunicar de modo realmente eficaz em outra língua, principalmente em inglês deve ser a primeira prioridade na área de línguas estrangeiras, salvo casos específicos.

Uma análise que deve ser feita com bastante cuidado: antes de sair para uma terceira língua, certificar-se de que o inglês está realmente bom. Por que? O mundo inteiro se comunica em inglês. Os outros países também têm essa mesma preocupação, por isso é que ressaltamos que em se tratando de outras línguas é fundamental avaliar bem o custo de aprendê-las versus o benefício que terá com isso. Afinal, aprender uma língua nova requer esforço, tempo e dedicação.

Há ainda outras formas de comunicação que devem ser exploradas  e conhecidas como o uso da informática, blogs, twitter, Internet, intranet, processos e sistemas de informação e transmissão de dados. Como usuário, é importante conhecer o máximo e manter-se atualizado com todas as formas de comunicação.

3· Negociação

Todo mundo está vendendo alguma coisa a alguém o tempo todo. Isso é cada vez mais verdadeiro e se aplica constantemente ao mercado de trabalho, em um número crescente de áreas ou funções profissionais. Por esse motivo você deve dedicar especial atenção às suas habilidades nesse campo. Uma forma de entender e avaliar esse tópico em seu perfil comportamental é refletir sobre os itens a seguir. O quanto você se encaixa em cada um? Qual o tipo de dificuldade que tem? Qual o tipo de vantagem que você tem?

Resumindo, capacidade de negociação significa:

* Saber apresentar idéias de modo claro e convincente;
* Saber argumentar positiva, franca e objetivamente;
* Saber ouvir e ponderar o que se ouve;
* Saber amarrar conclusões e pedir /cobrar /tomar uma decisão ao final de um processo de argumentação ou mesmo de venda;
* Saber ouvir e entender objeções. Em seguida, saber construir formas convincentes de superá-las.

4· Adaptabilidade

Mudança é  uma das duas grandes certezas da vida. As coisas mudam. Sempre. Por isso o profissional do futuro não deve apenas assumir uma posição de apenas aceitar as mudanças. Ele deve procurar prevê-las e antecipar-se a elas.

A capacidade de facilitar o processo de mudanças, quaisquer que sejam, para as pessoas à  volta também é uma característica importante e uma habilidade a ser cultivada. Portanto, a linha de ação a seguir se traduz em buscar as mudanças, antecipar-se.

5· Educação Contínua

A vida é um aprendizado constante e no mundo moderno isso se torna cada vez mais verdade. A cada ano e semestre, novidades tecnológicas se incorporam ao nosso dia a dia. Novas descobertas e processos mais eficazes de fazer as coisas aparecem a cada momento.
O que era um mistério ontem tem uma solução hoje e amanhã será apenas uma lembrança. Por isso, o processo de treinamento e desenvolvimento de um profissional de sucesso ocorre por toda a sua vida. Ele tem que estar se atualizando constantemente, buscando novos conhecimentos, novas abordagens. Nesse item, as competências a serem praticadas são:

* Buscar aprimoramento contínuo;
* Identificar qual conhecimento adicional é importante e ir buscá-lo;
* Questionar-se constantemente, exercendo a curiosidade profissional.

6· Domínio da Tecnologia

Tecnologia faz diferença. Esse item tem uma relação estreita com os anteriores. Algumas habilidades importantes a serem praticadas são as de buscar, usar e fomentar o uso de tecnologia, sempre que possível.

7· Foco nos Resultados

No mundo atual são os resultados que interessam, desde que a ética seja respeitada. As pessoas são avaliadas por suas ações e pelo resultado delas. Essa é uma máxima verdadeira. Todos precisam saber identificar qual é o resultado que se busca e saber reconhecer o que agrega valor em termos de custo /benefício e centrar-se nisso.

Diante dessas considerações como sua empresa tem investido na procura de profissionais cujas competências e habilidades comentamos acima? Ela já está buscando agora o profissional que o futuro precisa?

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