sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O quarto do meu filho está sempre bagunçado!!!

Qual a mãe de adolescente que nunca passou pela situação de abrir a porta do quarto do filho, e ter a certeza de que por ali acabou de acontecer um terremoto? Às vezes ela encontra de tudo, menos o filho (ou, muitas vezes, a filha!). No quarto tem coisas espalhadas por todos os lados… papéis, comidas, materiais, roupas, livros, chinelos, toalhas, copos, vídeo-game, meias, bolas, etc., etc., etc…
A maioria das mães entra em desespero quando vê, praticamente todos os dias, essas desordens no quarto dos filhos. Mas… isso é normal? Afinal, ouvimos tantos relatos de mães e pais de jovens, que vivem reclamando de tamanha bagunça diária nos quartos dos filhos, que não deve acontecer só na nossa casa, não é?
Não, realmente não acontece só na sua casa. A notícia boa e “tranqüilizadora” para estes pais é que, com raras exceções, os adolescentes costumam mesmo viver em uma “bagunça ordenada”. Bagunça porque sabemos que realmente muitas coisas estão fora do lugar onde deveriam estar, e isso causa grande desconforto para a maioria dos adultos. Mas ordenada, sim, pois para eles – adolescentes – há uma certa ordem em tudo aquilo. Para eles, toda aquela “zona” é organizada.
Quer testar? Em um dia que você achar que o quarto dele(a) nunca esteve tão desorganizado, daquele jeito que você nunca encontraria qualquer coisa que precisasse ali dentro, pergunte à ele(a) onde está algum objeto (por exemplo, o pendrive, ou a chuteira, ou o estojo de maquiagem), e no mesmo momento eles saberão responder-lhe! Portanto, podemos dizer que há certa organização dentro da desordem!
O adolescente precisa de um espaço próprio, e geralmente seu quarto é seu “canto”. Refletirá seu estilo de vida, seu estado de espírito, ou as crises pelas quais está passando (que sabemos que são muitas nesta fase da vida). Portanto, é até esperado que seu quarto seja um pouco bagunçado, desordenado, ou diferente do resto da casa. Isso mostra um pouco de sua autonomia comportamental.
O que é importante deixar claro é a diferença entre um quarto “bagunçado” e “desordenado”.  A desordem é quando o quarto está mal-ordenado, cama por fazer, roupas fora do armário, mas apesar disso, está limpo. Bagunça é quando, além de o quarto ser deixado em desordem, há roupas sujas, restos de comida, lixos, etc.
É necessário que os pais interfiram nos casos de quartos bagunçados. Limpar o quarto pode até ser função de empregadas, ou da própria mãe, mas, se o território é do adolescente, é ele quem tem que cuidar do que lhe pertence. Portanto, ele terá que aprender a “controlar” sua bagunça, e não se acostumar a deixar tudo como quiser, com o conforto de que sempre terá alguém ali para arrumar depois. Caso isso aconteça, os pais devem agir para que não se torne costume, antes que o adolescente ache normal viver naquele lugar. 
Ajude-os, mas não faça sempre por eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário