sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Autocontrole pode ser mais importante do que inteligência!

Uma importante pesquisa revelou que muitas vezes o autocontrole é mais importante do que a inteligência na vida das crianças, principalmente se considerarmos os resultados em longo prazo. Após 32 anos de desenvolvimento da pesquisa, os cientistas constataram que aquelas crianças que conseguiram se controlar desde pequenas tiveram menos doenças, problemas financeiros e vícios.
            Mas o que, afinal, foi pesquisado e considerado com “autocontrole”? Características como tolerância aos sentimentos de frustração, persistência para atingir um objetivo, hiperatividade e dificuldade de se manter concentrado em uma mesma tarefa, foram alguns dos tópicos da pesquisa.
“Autocontrole é uma qualidade vital para planejar aonde você quer ir, controlar o temperamento quando a vida o frustra, conviver bem com outras pessoas, saber esperar o que é realmente bom em vez de se contentar com seduções imediatas”, diz Terrie Moffitt, principal autor do estudo e professor do departamento de psicologia e neurociências da Duke University. 
Quando você consegue trabalhar o autocontrole com seu filho desde criança, e ajudá-lo e ensiná-lo a perceber tudo o que pode e o que não pode, a lidar com as tristezas, frustrações, auto-agressividade, ansiedade e emoções, você estará ajudando-o a incorporar estas importantes virtudes, que farão grande diferença em sua vida adulta.
A impulsividade é uma das formas mais comuns da falta de controle infantil, e pode ser percebida quando seu filho se frustra ou se cansa de alguma atividade, e demonstra sua insatisfação fazendo um grande escândalo ou desistindo da atividade, sem chances de retorno. Queremos deixar claro que fazer birra é normal na infância, mas quando esta passa a ser exagerada e frequente, pode tornar-se um problema. Portanto, os pais precisam ficar atentos aos exageros, e tomar cuidado para que as famosas “birras” não se tornem hábitos.
Também temos que ficar atentos com O QUÊ controlamos e COMO impomos os limites às nossas crianças, pois a virtude de saber controlar não deve ser confundida de forma alguma com o controle de sentimentos da criança. Seu filho tem todo o direito de ficar triste e até chorar por não poder jogar vídeo-game na hora que quer, mas tem que aprender que é um momento passageiro e que irá superá-lo. Mas você não poderá proibi-lo de chorar porque está triste naquele momento.
Ajudar seu filho a ter autocontrole desde pequeno, certamente contribui para que ele tenha uma vida adulta mais saudável e feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário