Segundo os dicionários, coordenar é aquele que coordena, que dispõe segundo certa ordem e metódo, que organiza, que encoraja. E o Orientador é aquele que direge, orienta. Um cargo situado logo abaixo do diretor na organização, além de desenvolver o trabalho de tarefas rotineiras e burocráticas, orienta crescimento dos profissionais da empresa e mediações externa e internas.
O/A coordenador (a) tem a fundamental importância no processo de criação de um vinculo com cada colaborador, criar uma relação de confiança, uma parceria na qual o colaborador não se sinta ameaçado, com receio de mostrar suas inseguranças, suas dúvidas ou contribuições, precisa perceber que o/a COORDENADOR (A) está interessado no seu aperfeiçoamento.
O ideal em Coordenar é viver uma de troca de experiências e informações com os funcionarios da empresa e analisar as contribuições que pessoas externas ligadas a empresa têm a dizer. As questões pessoais são compartilhadas e surge um compromisso conjunto pela aprendizagem e crescimento, confiança mutua nessas trocas de processos mentais com uma relação de ajuda.
O trabalho de coordenar é fazer parte de um grupo, seu papel é de fazer a leitura desse grupo, levantando as necessidades e transformando-as em plano de ação, em que aparecem as transformações que deseja nas práticas dos professores. Seguir a proposta da empresa atuando no processo de incutação por aceitação dos colaboradores da empresa, ou seja, agir de modo a aplicar a ideologia e seguimento que a empresa busca atingir, essa tarefa é promover a refelão sobre a sua prática, dando um significado a todas as ações que este profissional elabora e desempenha, muitas vezes não refletindo no porquê faz, o que o leva a fazê-lo.
Atrás de cada ato deve estar presente uma intencionalidade, despertando a conciência e o exerciciode busca do que sustenta aquela prática. Para que o funcionário consiga refletir sobre sua prática, se colocar no lugar do outro, necessita de mediação do/da coordenado (a) para trazer á luz suas ações. Assim, a função de coordenar é reorganizar os conceitos, os valores e crenças que oferecem sustentação na prática funcional e ideologica de todos os empregados da empresa.
Não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As organizações cada vez mais precisam de pessoas proativa, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões. Por este motivo, o papel do/da coordenador (a) é de suma importância, ele/ela vai ser o (a) mediador (a) entre os objetivos propostos pela empresa Diretoria/Gerência e os funcionarios e pessoas externas ligadas a empresa.
O ideal em Coordenar é viver uma de troca de experiências e informações com os funcionarios da empresa e analisar as contribuições que pessoas externas ligadas a empresa têm a dizer. As questões pessoais são compartilhadas e surge um compromisso conjunto pela aprendizagem e crescimento, confiança mutua nessas trocas de processos mentais com uma relação de ajuda.
O trabalho de coordenar é fazer parte de um grupo, seu papel é de fazer a leitura desse grupo, levantando as necessidades e transformando-as em plano de ação, em que aparecem as transformações que deseja nas práticas dos professores. Seguir a proposta da empresa atuando no processo de incutação por aceitação dos colaboradores da empresa, ou seja, agir de modo a aplicar a ideologia e seguimento que a empresa busca atingir, essa tarefa é promover a refelão sobre a sua prática, dando um significado a todas as ações que este profissional elabora e desempenha, muitas vezes não refletindo no porquê faz, o que o leva a fazê-lo.
Atrás de cada ato deve estar presente uma intencionalidade, despertando a conciência e o exerciciode busca do que sustenta aquela prática. Para que o funcionário consiga refletir sobre sua prática, se colocar no lugar do outro, necessita de mediação do/da coordenado (a) para trazer á luz suas ações. Assim, a função de coordenar é reorganizar os conceitos, os valores e crenças que oferecem sustentação na prática funcional e ideologica de todos os empregados da empresa.
Não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As organizações cada vez mais precisam de pessoas proativa, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões. Por este motivo, o papel do/da coordenador (a) é de suma importância, ele/ela vai ser o (a) mediador (a) entre os objetivos propostos pela empresa Diretoria/Gerência e os funcionarios e pessoas externas ligadas a empresa.
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