Mas a realidade atual é bem diferente desta teoria, e isto acabe por me assuntar um pouco. Hoje, a grande maioria dos profissionais não está satisfeito com seu trabalho, e tampouco com sua profissão. Mas o mais preocupante é que os estudantes de hoje não têm certeza da profissão que querem seguir em suas vidas, o que certamente os fará profissionais insatisfeitos no futuro.
Pesquisas mostram que apenas cerca de 5% dos jovens têm certeza do que pretendem prestar no vestibular. Além disso, o índice de evasão das universidades chega a mais de 50% em alguns cursos e cerca de 53% dos formados não atuam nas áreas em que estudaram. Soma-se a isto a informação de que 75% dos brasileiros sonham em mudar de profissão e apenas menos de 40% dos jovens formados a cada ano são absorvidos pelo mercado de trabalho formal.
Com todos estes dados, certamente é mais saudável os jovens assumirem uma postura humilde e aceitarem suas incertezas, do que se esconderem em uma falsa segurança e fazerem escolhas baseadas apenas no desejo dos pais, em meias verdades, ilusões ou preconceitos; ou ainda não exprimir sua verdadeira vontade pela simples falta de noções corretas e atualizadas sobre a realidade das profissões.
Acreditamos que todas as profissões são igualmente importantes e todo cidadão brasileiro tem o direito a uma escolha consciente. Uma sociedade se faz com homens de bem, que voltem seu olhar para as oportunidades e empreendam rumo ao novo. O passado nos transmite lições, mas é no presente que se constrói a história. O futuro é obra de corajosos, de quem se assume e define seu destino alinhando sonhos com projetos.
Nos próximos posts você terá novas informações e orientações a respeito deste tema! Acompanhem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário