O que é fundamental e importante para uma pessoa ser valorizada dentro de uma organização? Como devem ser recompensados os profissionais pelo desempenho de suas funções e tarefas?
Essas duas perguntas são o motivo de inúmeras discussões e teorias organizacionais e estão longe de serem adequadamente respondidas.
Quando perguntamos aos profissionais o que mais esperam do seu trabalho, normalmente receberemos como resposta que o mais importante é o reconhecimento pelo que fizeram. Mas isso só não basta. É preciso além de reconhecer, recompensar. E as regras das recompensas é que são os motivos principais das discórdias e conflitos em muitas organizações.
Como reconhecer e recompensar adequadamente todos os profissionais de uma organização? Não há uma resposta definida para essa pergunta. Cada organização faz suas análises particulares e próprias. Outras nada fazem e aumentam o processo de insatisfação e desmotivação. Programas de avaliação de desempenho, de competências, de ganhos, concursos e tudo mais para que um funcionário seja reconhecido e recompensado, podem ser as saídas e acredita-se que a partir daí aumentarão a produtividade e a motivação.
Donna Deeprose, consultora e pesquisadora americana, escreveu na década de 80 o livro “Como Valorizar e Recompensar seus Funcionários”, que teve pouco destaque aqui no Brasil. Em um dos capítulo ela propõe cem maneiras de reconhecer e recompensar. Selecionei apenas cinco que, aos meus olhos, parecem ser mais interessantes e diferentes do habitual. Se bem utilizadas, com critérios e regras de jogo simples e de conhecimento de todos, podem ser eficazes.
- “Esta é a sua vida”. Surpreenda um profissional com uma comemoração lembrando os pontos altos de sua carreira; convide os velhos amigos, os primeiros gerentes e executivos.
- “Vale brinde” resgatável em uma loja de especialidades relacionadas com um hobby da pessoa.
- Doação à instituição de caridade favorita do funcionário, feita em nome do funcionário.
- Carta à família do funcionário expressando a sua apreciação pelo trabalho do funcionário, contando especificamente o que ele fez e a importância disso para a organização.
- “O dia: de que maneira podemos ajudar?”. É uma maneira de toda a equipe ou unidade de trabalho demonstrar estima por um colega sobrecarregado e pouco reconhecido. Cada integrante da equipe se oferece para assumir uma tarefa da pessoa que está sendo reconhecida.
Assuma um lado criativo e invente outras maneiras, discuta com seus colegas. Saia do habitual. Reconhecer e valorizar podem ser mais simples do que imaginamos.
Armando Ribeiro
Essas duas perguntas são o motivo de inúmeras discussões e teorias organizacionais e estão longe de serem adequadamente respondidas.
Quando perguntamos aos profissionais o que mais esperam do seu trabalho, normalmente receberemos como resposta que o mais importante é o reconhecimento pelo que fizeram. Mas isso só não basta. É preciso além de reconhecer, recompensar. E as regras das recompensas é que são os motivos principais das discórdias e conflitos em muitas organizações.
Como reconhecer e recompensar adequadamente todos os profissionais de uma organização? Não há uma resposta definida para essa pergunta. Cada organização faz suas análises particulares e próprias. Outras nada fazem e aumentam o processo de insatisfação e desmotivação. Programas de avaliação de desempenho, de competências, de ganhos, concursos e tudo mais para que um funcionário seja reconhecido e recompensado, podem ser as saídas e acredita-se que a partir daí aumentarão a produtividade e a motivação.
- “Esta é a sua vida”. Surpreenda um profissional com uma comemoração lembrando os pontos altos de sua carreira; convide os velhos amigos, os primeiros gerentes e executivos.
- “Vale brinde” resgatável em uma loja de especialidades relacionadas com um hobby da pessoa.
- Carta à família do funcionário expressando a sua apreciação pelo trabalho do funcionário, contando especificamente o que ele fez e a importância disso para a organização.
Armando Ribeiro
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