quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OS DEZ PESOS CONTEMPORÂNEOS

Como se livrar da culpa

Vivemos numa sociedade que cobra perfeição na vida pessoal e profissional, e as pessoas se sentem cada vez mais exigidas. Saiba quais são os dez fardos contemporâneos e como administrá-los.

OS DEZ PESOS CONTEMPORÂNEOS:

1)Culpa Paterna
Quem sofre: pais e mães que gostarian de passar mais tempo com seus filhos.Sentem-se mal por terceirizarem a educação para babás e professores e não darem a atenção que eles acham que eles que as criançãs precisam receber.
Como lidar: Tentar dividir melhor o tempo, dentro do possível, sem sacrificar horas de descanço e lazer pessoal, por exemplo, e se envolver nos momentos de diversão com os filhos com mesma dedicção com que mergulha no trabalho.

2)Culpa do Sidentarismo:
Quem sofre: aquele que gostaria de se exercitar mais, mas não o faz. A pessoa acaba sentindo culpa por não ir à academica, mesmo estando matriculada, epor não ter disposição para fazer passeios que promovam a atividade fìsica.
Como lidar: buscar atividades fìsicas que divirtam ou simplesmente aceitar que se exercitar é fundamental para uma companhia para exercìcios.

3)Culpa do Trabalho:
Quem sofre: a pessoa que gostaria de trabalhar de maneira mais eficiente, cumprir metas e dar mais atenção aos seus funcionários, mas não consegue. Ela sente culpa por não render o que acha que poderia render.
Como lidar: estabelecer metas simples que podem ser cumpridas em prazos curtos e reconhecer não apenas os esforços dos colegas de trabalho, mas os próprios esforços também.

 4)Culpa do Lazer:
Quem sofre: aquele que gostaria de ter mais tempo para o lazer de qualidade -e isso naõ incluir ver televisão e dormir. A pessoa  sente culpa por não dedicar tempo suficiente ao que lhe dá verdadeiro prazer.

Como lidar: programar atividades de lazer com rigor semelhante ao dado às obrigações. Envolver amigos na programação.

5)Culpa Tecnológica:
Quem sofre: a pessoa que gostaria de ser adepta de novas tecnologias, como Twitter eo Faccebook, mas não consegue. Ela acaba se sentindo culpada por não ter interesse pelo novo.

Como lidar: entender o ritmo tecnológico é dificil de acompanhar e aceitar a própria capacidade de absorção dessas novas tecnologias. Prorizar os hábitos digitais mais fundamentais - como e-mail e navegação na internet - antes de partir para aventuras mais complexas.

6)Culpa Ecológica:
Quem Sofre: aquele que gostaria de um impacto menor no meio ambiente e ter uma vida mais sustentável, mas não comsegue. Semte culpa por poluir  o mundo e contribuir co desenquilibrio ecológico.

Como lidar: reconhecer que o equilibrio do mundo não depende exclusivamete de uma pessoa. Não se eximir das responsabilidades, mas aceitar que, do mesmo geito que a culpa pelo aquecimento global não é só sua, a solução também naõ depende só de você.

7)Culpa Cultural:
Quem sofre: a pessoa gostaria de se dedicar ao aprimoramento intectual, mas não consegue.Sente culpa por não ler um livro que deveria ou queria e por não ter curosidade pelo que é culturamente enriquecedor.

Como lidar: organizar e ranquear os projetos de aprimoramento intectual por interesse e complexidade. Altenar metas ambiciosas com metas simples e exequiveis em tempo mais curto - assim, o mecanismo de satisfação é atendido periodicamente.

8)Culpa Alimentar:
Quem sofre: aquele que gostaria de ter uma alimentação mais saudável e variada, mas não consegue. Sente culpa por se alimentar mal e, de certa maneira maltratar o corpo. A gordura decorrente do descuido é outra grande fonte de culpa.
Como lidar: como no caso da culpa pelo sedentarismo, cabe o forte argumento de que a sua saúde depende em muito dos seus hábitos alimentares, Comer de tudo, mas sem exagerar na quantidades.

9)Culpa Social:
Quem sofre: a pessoa gostaria de se doar mais, cotribuir mais com bem geral de quem vive em seu bairro ou cidade. Sente culpa porter mais tempo e dinheiro que a maioria e não compartilhar.

Como lidar: por menor que seja a escala, envolver-se com algum tipo de trabalhocujo objetivo seja bem comunitário. Criar obrigações  e estabelecer metas que se encaixem na sua rotina.

10)Culpa de Consumo:
Quem sofre: aquele que sai para comprar um produto específico, mas acaba levando mais do que deveria. Ou que se sente culpado por gastar, independentemente da quantia. Tem dificuldade para reconhecer valor no que comprou e tende a superdimensionar o gasto em dinheiro.

Como lidar: limitar o número de cartões de crédito, organizar e fazer listas de compras e segurar, ao máximo, os impulsos. Em casos mais graves. buscar ajuda médica, e psicológica.

CADA CABEÇA UMA CULPA:
O sentimento pode se manifestar de formas e intensidades diferentes, até virar doença.
CULPA DEPRESSIVA
O sujeito sente culpa e responsabilidade pelos danos que causou e pela percepção que passa a ter seu próprio potencial destrutivo
CULPA INCONSCIENTE
O indivíduo não tem conciência dos danos que cometeu, embora a culpa gere sentimentos de sofrimento psíquico.
CULPA PERESECUTÓRIA
A pessoa não sente remorsso pelo mal que fez ao outro, mas por medo das retaliações que pode sofrer e por se sentir ameaçada.
CULPA DELIRANTE
A pessoa se considera culpada por tudo de ruim que acontece no mundo, pode se auto-acusar de ter cometido crimes gravissimos, de ser indigna e reivindicar punições para si.
CULPA CONSCIENTE
A pessoa tem conciência de que causou dano ao outro, ou a si mesma, e sofre por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário